Drogas - Alcoolismo


A dependência apresenta uma tendência a se tornar crônica. Essa cronicidade deve-se ao fato do adicto ter dificuldade de abstinência, negar a sua dependência, recusar-se a admitir a gravidade da situação, recorrer ao uso crescente das drogas e usualmente recusar cuidados especializados. O prejuízo ao adicto e à sua família ocorre pela perda de empregos levando à instabilidade financeira, distúrbios familiares, abusos e posteriormente o prejuízo pode estender ao restante da sociedade, ocasionando o chamado custo social.


Para atingir as mudanças de comportamento que sustentarão a adesão à psicoterapia é necessário a compreensão, apoio e envolvimento dos familiares,

adicto e terapeuta. Assim poderá ser atingido o estado de abstinência, que mantido beneficiaria todos os envolvidos.


Tratamento


A terapia cognitiva consiste em auxiliar o(s) paciente(s) durante as sessões individuais ou em grupo na busca por uma maneira de perceber suas reações emocionais, físicas e comportamentais e torná-las adequadas à situação. Modificando as reações disfuncionais obtém a mudança dos comportamentos, estes devem por sua vez priorizar a sobriedade e desencorajar o uso da substância. Posteriormente protocolos de prevenção e cuidado com a recaída são fundamentais.